terça-feira, 17 de março de 2009

Guess-the-verb

Resposta à:
http://www.diskchocolate.com/blog/um-relato-rapido-sobre-percepcoes/

Legal. Me amarro em IF. Também não vivi a época da Infocom e só fui conhecer o gênero bem mais tarde, através dos jogos no ifarchive. Igualmente tenho procurado uma comunidade brasileira de entusiastas (nem traduções para o sistema Inform tem).

Guess-the-verb era uma falha típica dos jogos dos primórdios, que não davam suficiente atenção a sinônimos ou à comandos diferentes do esperado. Nenhum de seus exemplos é de guess-the-verb, mas do jogo efetivamente tentando te ajudar a resolver ambiguidades (“Eu não entendo, qual livro?”) ou simplesmente informando que o item em questão não é importante (“Eu não preciso de tudo isso”, “São apenas livros”) ou que vocabulário chulo não é aceitável.

Guess-the-verb é não dar a chance do jogador usar mais de uma palavra ou comando equivalentes. O jogo que você citou é excelente nesse aspecto. Por exemplo, para atender o telefone você pode:
> get phone
> take phone
> pick up phone
> pick phone up
> answer phone

Todas perfeitamente aceitáveis.

Guess-the-verb seria o implementador do jogo escolhendo apenas uma dessas como sendo o único comando que o jogador poderia utilizar para se fazer entender. IF em geral melhorou muito nesse aspecto.

E quanto à ”Eu preciso jogar minhas coisas no chão para poder tomar banho? WTF?” Você preferiria entrar de roupa e tudo no chuveiro? ;)

Bem, na falta de idéias sobre o que fazer para divulgar esse estilo de jogo, procurei divulgar o gênero recentemente no meiobit:
http://meiobit.pop.com.br/games/destaque/conheca-os-interactive-fictions

Por email, ajudei um dos caras que comentaram a terminar Balances, do Graham Nelson, uma das dicas de jogos que deixei.

Mas minha lista padrão de recomendações geralmente é assim:

Curses
9:05
Balances
Spider and Web
All Roads
Shade
Photopia
A change in the weather
Fail Safe
Anchorhead
Galatea
Jigsaw
Metamorphoses
Savoir-Faire
The meteor, the stone and a long glass of sherbet
So far
All things devours
Slouching Towards Bedlam

e os clássicos da Infocom:
The lurking horror
Zork 1
Zork 2
Zork 3
Enchanter
Sorcerer
Spellbreaker
Wishbringer
Planetfall
Suspended
The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
Deadline

Infelizmente, geralmente só indico jogos zcode jogáveis através do interpretador em javascript Parchment e isso deixa de fora sensacionais jogos modernos gigantes como Nightfall para Glulx e todos os jogos para TADS, o que é lamentável...

Nenhum comentário: